Novos projetos em demonstração

A maior feira de ciência e tecnologia da América Latina reuniu cerca de 30 mil pessoas, 3 mil expositores e 785 projetos científicos.

Aplicativo para auxiliar os agricultores na tomada de decisões na produção agrícola. Alfabetização lúdica para crianças com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade – TDAH. Eficácia da vagem de feijão e da palha de milho como adubos verdes para o cultivo orgânico. Funcionalidade e execução da inteligência artificial em áreas diagnósticas da medicina.

Esses são alguns dos projetos de pesquisa que foram apresentados na 38ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), que contou com o patrocínio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Considerada a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina, o encontro contribui para a popularização da ciência. A mostra, realizada em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, reuniu cerca de 30 mil pessoas, 3 mil expositores e 785 projetos científicos.

A diretora de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica do MCTI, Juana Nunes, participou da mostra e elogiou o encontro: “A Mostratec reuniu milhares de pessoas e projetos. Isso é popularizar a ciência. Assim como a nossa Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o grande desafio é fazer a ciência chegar para todos.”

A premiação contemplou com medalhas e certificados os finalistas dos projetos classificados até o quarto lugar de cada área, além dos projetos internacionais.

Pelo menos 15 países e 22 estados da federação, além do Distrito Federal, participaram da edição. Os prêmios e incentivos educacionais foram oferecidos por 30 organizações, e somados chegam a mais de R$ 1 milhão.

Os projetos foram realizados por jovens cientistas da Educação Infantil ao Ensino Médio, incluindo a Educação Profissional Técnica de Nível Médio.