41% das empresas no Brasil já implementaram IA

3% dos profissionais de TI de empresas brasileiras que estão explorando ou implementando IA aceleraram seus investimentos e implantação dessa tecnologia nos últimos 24 meses.

Nova pesquisa de mercado encomendada pela IBM revelou que a adoção global de Inteligência Artificial (IA) cresceu de forma constante em todo o mundo.

Assim, 41% das empresas no Brasil está indicando que implementaram ativamente a tecnologia.

Isso ressalta ainda mais que o crescimento da IA “​​está prestes a acelerar à medida que continua a amadurecer, tornando-se mais acessível e fácil de implementar”.

Outros dados da Global AI Adoption Index 2022, conduzido pela Morning Consult para IBM, revelou que esse crescimento se deve ao fato das empresas reconhecerem o valor da IA ​​à medida que estão emergindo dos desafios da pandemia do COVID-19 e investindo em sua transformação digital, “enquanto enfrentam escassez de talentos e habilidades”.

No Brasil, a adoção está sendo impulsionada por avanços que tornam a IA mais acessível às empresas (56%), sua crescente incorporação em aplicativos de negócios padrão (48%) e a necessidade de reduzir custos e automatizar processos-chave (39%), lê-se ainda no estudo

Pela primeira vez, o relatório também perguntou às empresas sobre seus planos de incorporar a IA em suas iniciativas de sustentabilidade e descobriu que essa tecnologia “está pronta para desempenhar um papel significativo nessa área”.

Como exemplo, 66% dos profissionais de TI no Brasil indicaram que, para acelerar suas iniciativas ESG, sua empresa “está implementando IA ou tem planos de fazê-lo”.

Hoje, 41% das empresas no Brasil relatam que usam IA em suas operações comerciais e 34% das empresas relatam que estão explorando o uso de IA.

Atualmente, 73% dos profissionais de TI de empresas brasileiras que estão explorando ou implementando IA aceleraram seus investimentos e implantação dessa tecnologia nos últimos 24 meses.

Além disso, 60% indicam que sua empresa tem planos de investir na adoção da IA ​​por meio de sua incorporação em processos e aplicativos.