82% dos domicílios no Brasil têm acesso à internet

Dados representam um crescimento de nove pontos percentuais em relação a 2019, último ano em que a coleta de informações foi realizada de forma integralmente presencial.

A presença de conexão de internet nos domicílios no Brasil aumentou na comparação entre os dados coletados em 2021 e 2019 pela pesquisa TIC Domicílios, feita pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Assim, o número de domicílios com acesso à rede teve um aumento de nove pontos percentuais.

No país, 82% das residências dispõem de conexão, o que representa um total de 59,4 milhões de domicílios. A variação foi maior no Centro-Oeste (13 pontos acima), Nordeste (12) e Sul (10).

Realizada anualmente desde 2005, a TIC Domicílios é conduzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) – do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e mede a posse, o uso, o acesso e os hábitos da população brasileira em relação às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

Entre os domicílios conectados, a presença de cabo (ou fibra óptica) como o principal tipo de conexão à rede ocorre em 61% deles (64% na área urbana e 39% na rural). Mas ela é menor nas regiões Norte (53%) e Nordeste (54%).

Na região Norte também é maior o percentual de domicílios que têm as redes móveis como principal tipo de conexão (33%).

Para transformar esta realidade, o Governo Federal, por meio do Ministério das Comunicações (MCom), está implantando ações do programa Norte Conectado.

O objetivo é expandir a infraestrutura de comunicações em toda a Região Amazônica, por meio da instalação de um backbone em fibra óptica lançado no leito dos rios desde janeiro.

O Norte Conectado prevê a integração de oito infovias com quase 12 mil quilômetros de extensão, passando pelos rios Amazonas, Negro, Solimões, Madeira, Purus, Juruá e Rio Branco.

Os cabos de fibra óptica, quando ativados, levarão conexão a 58 cidades da região Norte e beneficiarão aproximadamente 10 milhões de brasileiros.