Anatel autoriza o início dos testes para Direct-to-Device

Esse tipo de solução ainda não está sendo oferecida de forma comercial.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concedeu Autorização para o Uso Temporário de Radiofrequências (Ato nº 6.359, de 01 de maio de 2024) que permite a realização de testes para uso de sistemas de satélites se comunicando diretamente com smartphones.

Estes sistemas estão operando na faixa de 800 MHz, em aplicações conhecidas como Direct-to-Device (D2D).

Os testes envolvem o uso de satélites de baixa órbita desenvolvidos especificamente para operar em faixas de radiofrequências já utilizadas por sistemas de telefonia móvel terrestre.

Os experimentos são fruto de parceria entre operadoras de satélite e prestadoras do serviço móvel pessoal.

Os primeiros testes serão realizados em São Luís (MA), entre maio e junho de 2024. A partir destes testes, será possível avaliar novas soluções para comunicação móvel no Brasil, com potencial de ampliação da cobertura dos sistemas móveis no futuro.

Estes testes colocam o Brasil no rol de países pioneiros na avaliação desta nova solução de conectividade.

Os aparelhos celulares a serem utilizados nos testes não precisam ser alterados. Desta forma, no futuro, uma vez que a solução seja desenvolvida e implementada em larga escala, será possível utilizar equipamentos comuns para a comunicação direta com satélites.

Destaca-se que esse tipo de solução ainda não está sendo oferecida de forma comercial.

Esses testes são necessários a fim de avaliar os aspectos técnicos e regulatórios relativos ao uso desta solução em larga escala.