Anatel, MCTI, MDIC e BNDES presentes na Futurecom

Evento reunirá entidades governamentais e privadas que estarão conectadas na maior plataforma de inovação, conectividade e transformação digital da América Latina, que integra diferentes verticais de negócios.

Os preparativos seguem a todo o vapor para o início do Futurecom 2023,no São Paulo Expo. Entre os convidados confirmados, estão representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), do Ministério da Fazenda Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), entre outras entidades governamentais e privadas.

Assim, o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, debaterá ‘A conectividade como um dos pilares para o crescimento do Brasil’. Já ‘A geração de riqueza e agregação de valor’ será um dos temas que contará com a participação de José Luis Gordon, diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, e de Rosilda Prates, presidente executiva da P&D Brasil, Associação de Empresas de Desenvolvimento Tecnológico Nacional e Inovação, que reúne empresas que investem em atividades de P&DI.

Marcelo Andrade, presidente Conselho Deliberativo da P&D Brasil, Celso Pansera, presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e Vitor Lippi, deputado Federal (PSDB-SP) discutirão os ‘Novos Horizontes para a Indústria Nacional’.

Para debater o ‘Fortalecimento do Mercado Interno’, o Futurecom reunirá Maximiliano Martinhão, presidente do Conselho Gestor do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) e secretário Nacional de Telecomunicações; Uallace Moreira, secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC; Igor Calvet, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial  (ABDI); e Francisco Saboya, diretor-presidente da   Empresa Brasileira de Pesquisa de Inovação Industrial (Embrapii).

Muitos assuntos estarão em pauta como 5G e suas multiplicidades de aplicação, tecnologias emergentes, economia verde e crescimento sustentável, Inteligência Artificial (IA) Generativa nos negócios, impactos de IA e cloud na Web 3.0 e na sociedade, a conectividade no agronegócio, os modais, a cadeia de suprimentos e a conectividade em um país de proporções continentais, perspectivas do mercado satelital e a alta dos satélites de baixa órbita.

Durante todo o evento, o congresso reunirá cerca de 800 palestrantes que transmitirão 200 horas de conteúdo para fomentar debates sobre os impactos da tecnologia, inovação e principais tendências nacionais e internacionais nas relações entre telcos, empresas de tecnologia e as diversas verticais, como: indústria, agro, meios de pagamentos e bancos, saúde, educação, entre outros.