Anatel premeia TIM em reconhecimento pela acessibilidade de seus serviços

A Vivo também foi reconhecida pelos seus esforços, prestadora ficou em segundo lugar no Prêmio Anatel de Acessibilidade em Telecomunicações.

A TIM recebeu o troféu do “Prêmio Anatel de Acessibilidade em Telecomunicações”, entregue pelo vice-presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Vicente Aquino, às representantes da prestadora, Ana Carolina Meirelles e Carolina Matos.

Entre os itens analisados pela equipe da Agência, a TIM ficou em primeiro em “Acessibilidade no Atendimento Remoto” e em “Ações Voluntárias em Acessibilidade”.

Ana Carolina disse que a entrega do Prêmio à TIM é o resultado de uma jornada de uma década.

Ela citou a Bateria do Instituto TIM, criada em 2010, que tem entre seus integrantes surdos e ouvintes, além de pessoas com outros tipos de deficiência.

Destacou que há cinco anos a TIM tem um setor dedicado à diversidade e inclusão que realiza um trabalho fenomenal com metas de contratação voltadas às pessoas com deficiências e outros grupos como pessoas negras, mulheres e pessoas LGBTQIA+.

Carolina Matos informou que as quase mil lojas da TIM estão preparadas para receber as pessoas com deficiência, e com equipes preparadas para o atendimento.

Ela informou que o compromisso da TIM é “trazer o que tiver de mais moderno para que nossos clientes e nossos colaboradores se sintam sempre incluídos”.

Na premiação, Aquino fez menção à prestadora Vivo, que ficou em segundo lugar na edição de 2024 por apenas seis décimos de ponto, a menor diferença desde que o Prêmio foi instituído pela Agência em 2019.

A Vivo ficou em primeiro nos itens “Acessibilidade nos Sites” e empatou com a TIM em “Ações Voluntárias em Acessibilidade”. Outro item analisado foi “Acessibilidade nas Lojas” em que TIM e Vivo ficaram em terceiro e quarto lugar, atrás da Sky, em primeiro, e da Claro, em segundo.

Aquino também informou que foi aberta a Tomada de Subsídio nº 6 para a Reavaliação do Regulamento Geral de Acessibilidade em Serviços de Telecomunicações (RGA), a sociedade pode responder aos questionamentos apresentados pela Agência até o dia 21 de junho.

Segundo ele, o RGA, editado pela Anatel em 2016, estabeleceu mecanismos para que as pessoas com deficiência possam contatar serviços de telecomunicações diretamente, assim como, se necessário, reclamar da prestação com autonomia.

Segundo o vice-presidente da Anatel, o prêmio estimula as grandes empresas de telecomunicações a realizarem uma concorrência positiva para o atendimento das pessoas com deficiência.

Ele anunciou que, a partir de 2025, as Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs) participarão do Prêmio Anatel de Acessibilidade.

O diretor regional do Escritório Regional para as Américas da União Internacional de Telecomunicações (UIT), Bruno Ramos, informou que a UIT está comprometida com a questão da acessibilidade e que possui inúmeros trabalhos técnicos que podem ser acessados no portal da instituição.