Anatel recebe Evgeny Morozov em discussão sobre desafios digitais

Especialista é um estudioso da internet e suas relações com mercado, democracia e liberdade de expressão.

A construção de políticas públicas para o mercado digital com a cooperação de diversos órgãos governamentais, a soberania digital, o mercado de dados pessoais, a regulação da internet, entre outros temas, foram abordados no encontro entre o pesquisador e escritor bielorrusso Evgeny Morozov com integrantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e representantes de outros órgãos do governo, na sede da Agência na última sexta-feira (1º) em Brasília.

O pesquisador, autor de Big Tech – a ascensão dos dados e a morte da política e A cidade inteligente – tecnologias urbanas e democracia, expressa em sua obra um ceticismo em relação ao suposto caráter libertário da internet e alerta para os perigos das Big Techs para a democracia e a liberdade de expressão.

Na palestra, Morozov enfatizou que o estabelecimento de uma política digital se faz a partir de valores como educação, saúde, segurança nacional e desenvolvimento econômico.

O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, lembrou que o órgão regulador das telecomunicações no Brasil tem sido requisitado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em relação a bloqueios de aplicativos e sites que estariam espalhando desinformação.

Para ele, a importância da infraestrutura no mercado digital é muitas vezes colocada em um segundo plano nas análises.

Ao falar do mercado digital e da infraestrutura, o superintendente-executivo da Agência, Abraão Balbino, destacou que há serviços e processos que cada vez mais surgem no mundo digital e os desafios demandam reflexões a respeito das melhores alternativas de estruturação do Estado e de como organizar isso.