Apple e Google trazem alertas de rastreamento indesejado ao iOS e Android

A aplicação envia um alerta se identificar que um dispositivo bluetooth desconhecido está acompanhando o usuário.

A Apple e o Google se uniram para criar uma especificação técnica,Detecting Unwanted Location Trackers, sobre rastreamento de aparelhos por bluetooth que permite enviar alertas tanto para aparelhos iOS quanto Android se estiverem sendo rastreados por algum dispositivosem saber.

Essa especificação ajuda a reduzir o uso indevido de dispositivos criados para encontrar objetos.

Hoje, esse recurso está sendo implementado no iOS 17.5 pela Apple e em aparelhos Android 6.0+ pelo Google.

Ele envia o alerta “[Item] Encontrado Movendo-se com Você” se identificar que um dispositivo Bluetooth desconhecido está acompanhando o usuário ao longo do tempo, independentemente da plataforma do aparelho emparelhado.

Se o usuário receber o alerta no aparelho iOS, significa que o AirTag, acessório Buscar ou outro rastreador por Bluetooth compatível com a especificação técnica está se movendo com ele.

É possível que o rastreador esteja em um item emprestado. Caso contrário, o iPhone é capaz de ver a identificação do rastreador, emitir um som por ele para ajudar a encontrá-lo e mostrar instruções para desativá-lo.

Fabricantes de etiquetas Bluetooth, como Chipolo, eufy, Jio, Motorola e Pebblebee, se comprometeram a tornar seus futuros produtos compatíveis.

O AirTag e acessórios de terceiros compatíveis com a rede Buscar foram projetados desde o início com características pioneiras de proteção e privacidade.

Além disso, “a Apple segue comprometida em inovar e complementar essas proteções para a segurança dos usuários”.

Essa colaboração entre diferentes plataformas, que reuniu opiniões da comunidade e do setor “em algo inédito”, oferece instruções e recomendações para fabricantes que quiserem incorporar o recurso de alerta de rastreamento indesejado em seus produtos.

A Apple e o Google continuam trabalhando com a Internet Engineering Task Force por meio do grupo de trabalho Detecting Unwanted Location Trackers para desenvolver a especificação oficial dessa tecnologia.