Apple e Google trazem alertas de rastreamento indesejado ao iOS e Android
A aplicação envia um alerta se identificar que um dispositivo bluetooth desconhecido está acompanhando o usuário.
Essa especificação ajuda a reduzir o uso indevido de dispositivos criados para encontrar objetos.
Hoje, esse recurso está sendo implementado no iOS 17.5 pela Apple e em aparelhos Android 6.0+ pelo Google.
Ele envia o alerta “[Item] Encontrado Movendo-se com Você” se identificar que um dispositivo Bluetooth desconhecido está acompanhando o usuário ao longo do tempo, independentemente da plataforma do aparelho emparelhado.
Se o usuário receber o alerta no aparelho iOS, significa que o AirTag, acessório Buscar ou outro rastreador por Bluetooth compatível com a especificação técnica está se movendo com ele.
É possível que o rastreador esteja em um item emprestado. Caso contrário, o iPhone é capaz de ver a identificação do rastreador, emitir um som por ele para ajudar a encontrá-lo e mostrar instruções para desativá-lo.
Fabricantes de etiquetas Bluetooth, como Chipolo, eufy, Jio, Motorola e Pebblebee, se comprometeram a tornar seus futuros produtos compatíveis.
O AirTag e acessórios de terceiros compatíveis com a rede Buscar foram projetados desde o início com características pioneiras de proteção e privacidade.
Além disso, “a Apple segue comprometida em inovar e complementar essas proteções para a segurança dos usuários”.
Essa colaboração entre diferentes plataformas, que reuniu opiniões da comunidade e do setor “em algo inédito”, oferece instruções e recomendações para fabricantes que quiserem incorporar o recurso de alerta de rastreamento indesejado em seus produtos.
A Apple e o Google continuam trabalhando com a Internet Engineering Task Force por meio do grupo de trabalho Detecting Unwanted Location Trackers para desenvolver a especificação oficial dessa tecnologia.