Aprovados benefícios tributários para setor das TIC

A aprovação vem ajudar a aperfeiçoar mecanismos de austeridade fiscal, ao mesmo tempo que permite também conferir uma sistemática tributária específica para o setor de TIC.

O Congresso deu luz verde para o avanço da Emenda Constitucional 121/2022, que garante benefícios tributários a empresas de tecnologia da informação e comunicação bem assim como para as empresas de semicondutores.

O presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco, veio dizer que a Emenda Constitucional vem ajudar a “aperfeiçoar mecanismos de austeridade fiscal”, ao mesmo tempo que permite também conferir “uma sistemática tributária específica” para o setor de TIC.

Recorde que a votação da PEC 10/2021 foi parte de um acordo para aprovar a Emenda Constitucional 109, que entrou em vigor março do ano passado e que define a política de desonerações, abrindo caminho para pagamento do auxílio emergencial.

Essa emenda, diz a Agência Brasil, definiu regras transitórias sobre redução de benefícios tributários, além de que desvinculou parcialmente o superávit financeiro de fundos públicos e suspendeu condicionalidades para realização de despesas com concessão de auxílio emergencial residual.