As apostas de grandes marcas para a Black Friday 2023

Influenciador, planejamento antecipado, CRM, layout e dados são as ideias a ter em conta esse ano, diz a Cadastra.

Segundo pesquisa SBCV\PiniOn, 85% dos brasileiros pretendem realizar compras na Black Friday 2023, tanto que a ABCOMM projeta um crescimento de 17% na data deste ano, movimentando mais de R$ 7,1 bilhões apenas no e-commerce.

Para debater os aprendizados do ano passado e as estratégias para este ano, a Cadastra promoveu uma Série Especial de Webinares que contou com a participação de marcas conhecidas como a Compra Agora (da Unilever), Maria Filó (Grupo Soma) e Democrata.

O uso intensivo de dados, estratégias multicanal, planejamento e ações cada vez mais antecipadas foram pontos em comum entre as marcas, mas destaque também para abordagens mais sofisticadas e voltadas a performance e engajamento com influenciadores, a criação de key visuals para a Black Friday, atenção aos KPIs corretos e o desenvolvimento de ofertas (ou condições) realmente atrativas.

O Compra Agora, e-commerce para atacadistas e pequenos comerciantes, alcançou sucesso a curto prazo em 2022 com a campanha “Black Ofertas”, apoiada por ferramentas como V-Tracker, Google Analytics e Insights do Instagram, e colaborou com três influenciadores de renome. Isso levou a um aumento significativo nos resultados: +7,7K% em impressões, +241% em sessões orgânicas, +271% de usuários orgânicos e +59% em cadastros.

Para Kauan Nassif, gerente de mídia sociais da Compre Agora, é muito importante a antecipação do planejamento das ações de Black Friday, assim como a integração das áreas afins dentro da empresa. Desta forma, “conseguimos cobrir todas as etapas”.

Patrícia Najm, coordenadora de marketing da Compre Agora, ressaltou que a marca revisitou o papel dos influenciadores. Agora, eles não trazem apenas a campanha em si, mas agregam seu conteúdo, seus conhecimentos sobre o tema para desenvolver uma conversa com a audiência. “No B2B, a Black Friday tem que ser ainda mais antecipada por conta dos prazos de entrega e pelo fato de muitos varejistas se abastecerem para a data e também para o fim de ano”.

Na mesma linha, na Maria Filó, os influenciadores têm um papel importante. Para Luísa Sandes, coordenadora de conteúdo do Grupo Soma, mais do que apenas códigos de desconto, a Black Friday demanda um planejamento estratégico de conteúdo: “Conseguimos melhorar o alcance da marca, o impacto, alcançando mais gente e oxigenando nossa base, o que gera mais leads qualificados”.

Na Democrata, o processo de Black Friday começa com a seleção do produto a ser promocionado, com base em estudo e separação cuidadosa do estoque, o que também implica em uma preparação antecipada para a data.