As empresas se prepararam melhor para enfrentar crime cibernético

Relatório com as previsões para 2022 aponta que os sistemas de IoT, as cadeias de suprimentos globais e os ambientes em nuvem serão os alvos preferidos dos hackers no próximo ano.

A Trend Micro revela que as organizações globais vão estar mais preparadas e alertas para enfrentar o cibercrime em 2022, graças a uma abordagem abrangente, proativa e que prioriza a nuvem para mitigar os riscos.

Pesquisa, visão de futuro e automação “serão fundamentais para que as organizações gerenciem os riscos e protejam sua força de trabalho”.

A Trend Micro bloqueou 66,3 bilhões de ameaças de e-mail, arquivos e URLs maliciosas, de janeiro a setembro deste ano, o que representa praticamente “o mesmo número detectado em todo o ano de 2020”.

“Temos mais pesquisadores cibernéticos incorporados em todo o mundo do que qualquer concorrente, e esses insights e descobertas são amplamente usados dentro da indústria, alimentando nossas próprias ofertas de produtos”, disse Kevin Simzer, diretor de operações da Trend Micro.

Os pesquisadores da Trend Micro preveem que, em 2022, os hackers concentrarão os ataques de ransomware em servidores e serviços expostos, aproveitando o grande número de funcionários que continuarão trabalhando no formato home office.

De acordo com o relatório, as vulnerabilidades serão também “transformadas em armas em tempo recorde e, conectadas a bugs de escalonamento de privilégios, vão produzir campanhas de sucesso”.

“Foram dois anos duros para as equipes de cibersegurança, tumultuados pelo trabalho em casa e pela explosão de ataques corporativos”, avaliou Jon Clay, vice-presidente de Inteligência de Ameaças da Trend Micro.

Sistemas de IoT (Internet das Coisas), cadeias de suprimentos globais, ambientes em nuvem e funções de DevOps serão os alvos preferidos em 2022, diz a Trend Micro

No entanto, a Trend Micro prevê que “muitas organizações estarão prontas para o desafio porque estão implementando desde já uma estratégia para mitigar os riscos emergentes”.