Bombril cria operação digital completa com IBM

Gigante da indústria de higiene e limpeza automatiza operação de finanças com solução desenhada por IBM Consulting para dar suporte ao crescimento de seus negócios.

A IBM anuncia hoje a criação de uma operação digital completa junto à Bombril pelos próximos sete anos.

A empresa – uma das maiores do Brasil no segmento de higiene e limpeza – faturou R$ 2,14 bilhões em 2022 e passa por um reposicionamento de marca no mercado nacional.

Para potencializar esse novo momento, a Bombril conta com solução desenhada por IBM Consulting para digitalização e operação de todo o backoffice de finanças da empresa e, assim, dar suporte a esse crescimento e renovação.

Através do princípio de hiperautomação – que automatiza todos os processos possíveis de serem automatizados em uma organização – a empresa utilizará Inteligência Artificial (IA), IBM cloud e outras tecnologias para criar um modelo de IA com IBM Consulting, transformando a experiência dos colaboradores e parceiros da Bombril, além de acelerar e melhorar os tempos de resposta e precisão dos processos.

Segundo uma pesquisa recém-divulgada pelo Gartner, 85% dos entrevistados aumentarão ou manterão seus investimentos em hiperautomação em suas organizações.

Para este momento de expansão da Bombril, foi utilizada uma nova estrutura de backoffice digitalizado, que trouxe todo o serviço de suporte para um patamar de evolução planejada nos próximos anos.

Um exemplo real de inteligência virtual pôde ser verificado nesta nova forma de trabalhar da empresa com a operação digital implementada pela IBM: progressivamente, funcionários e os fornecedores da Bombril deixarão de interagir com os sistemas de ERP e passarão a interagir com assistentes virtuais, que serão os responsáveis por executar o trabalho operacional, permitindo que os profissionais foquem em atividades mais estratégicas da empresa.

“Um dos desafios da Bombril é ter uma estrutura de backoffice que suporte todo o crescimento planejado para os próximos anos, com velocidade, inteligência, robustez, resiliência e compliance às medidas regulatórias e de governança interna. Acreditamos que os ganhos que teremos com a implementação desta solução cognitiva serão extremamente relevantes”, salienta Ronnie Motta, conselheiro da Bombril e ex-CEO da companhia.

Já para Marco Kalil, líder de IBM Consulting no Brasil, soluções como essas projetadas para a Bombril possibilitam que a empresa opere de forma mais simplificada, resultando em custos reduzidos e uma posição competitiva mais forte no mercado.

“O que propusemos à Bombril é mais do que uma simples digitalização, mas uma mudança impactante na experiência dos funcionários da empresa, além da aplicação de IA, que permitirá uma constante evolução da qualidade e da produtividade em suas áreas internas”, ressalta.

A Bombril teve lucro líquido contábil de R$ 45,2 milhões no 3º trimestre de 2023, o triplo sobre os ganhos do mesmo período do ano passado, de acordo com demonstrações financeiras enviadas à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).