IBM destaca a importância do seu ecossistema através do prêmio Top Open Corp 2022

What is a Brand Discovery ?

Que as startups estão nos holofotes do mercado, não é novidade para ninguém, principalmente em um cenário onde as grandes empresas buscam expandir seu ecossistema para ter um maior alcance no mercado nos quais atuam – mais de 4500 companhias se envolveram com startups no último ano, um aumento de 60%. Para comemorar este movimento, foi celebrado em outubro o prêmio Top Open Corp 2022, que visa colocar em evidência as empresas líderes em inovação no Brasil e, portanto, que mais contribuem com as startups.

Para que a premiação fosse realizada, foi criado um ranking em 2016, com critérios objetivos: a pontuação de cada empresa é calculada a partir da quantidade e intensidade dos relacionamentos de Open Innovation com startups nos últimos 12 meses.

Um ponto interessante relacionado ao ranking foi o aumento exponencial que as interações com as startups sofreram nos últimos anos. Até 2021, para ficar entre os 100 primeiros do ranking, uma empresa precisaria de 97 pontos. Já este ano, para estar no mesmo posicionamento, a empresa necessitou de 157. Isso mostra como o ecossistema ganha força e uma visão mais dedicada no mercado, que acumulou mais de R$ 2,7 bilhões no ano, com destaque para setores, como: bens de consumo e alimentação; construção e imobiliário; e serviços financeiros.

Entre as empresas de tecnologia, o destaque ficou para a IBM que ocupou o primeiro lugar nas empresas do setor e a sexta posição no ranking geral. Para mostrar a importância do ecossistema e deste prêmio, o General Manager da IBM Brasil, Marcelo Braga destaca: “A IBM sempre teve a inovação como parte do DNA e estamos junto com o nosso ecossistema em um espírito de colaboração aberta, usando tecnologia de ponta, disponível para qualquer pessoa que tenha uma boa ideia e usar isso para fazer a ideia escalar e ganhar o mundo. Isso é algo que nos deixa muito feliz.”

A IBM aumentou significativamente seus investimentos para fomentar parcerias, digamos, “não tradicionais”, como startups pois acredita que somente desta forma é possível atender às demandas e às novas exigências do mercado.