Uma parceria para acelerar os benefícios da nuvem híbrida

What is a Brand Discovery ?

A colaboração entre a IBM e a Logicalis na América Latina oferece um framework para orquestração e gerenciamento de redes virtuais 5G

Velocidade, confiabilidade, baixo tempo de latência e segurança. Os benefícios do uso de redes 5G para a transformação digital dos negócios são inúmeros e abrem oportunidades de geração de novas receitas em todas as verticais econômicas e nas empresas que oferecem serviços de comunicação e internet de alta velocidade. Um estudo da PwC sobre o impacto econômico das redes 5G, por exemplo, estima a adição de US$ 1,3 trilhão ao PIB global até 2030.

Desde julho deste ano, com o início da oferta da internet móvel ultrarrápida do 5G no Brasil por diferentes operadoras de telecom, empresas locais podem avançar na transformação digital usando as vantagens tecnológicas do 5G, combinadas com nuvem híbrida. Isso revoluciona a maneira como se conectam e fornecem novos serviços aos clientes.

Em entrevista recente à Forbes, Joaquim Campos, responsável pelas áreas de Cloud e Data Platform da IBM, explica que o momento atual do 5G no país está ligado às operadoras de telecom. “Tanto as novas, como as que já tinham presença no país, estão se preparando para começar a entregar novos serviços para a população, iniciando pelas principais capitais”, diz Joaquim Campos.

Uma parceria entre a Logicalis e a IBM, iniciada em março de 2022, ajuda provedores de serviços de Internet e comunicações com um framework para automação, orquestração e gerenciamento das redes móveis 5G em nuvem híbrida, de forma aberta, modular, interoperável e confiável. Com uma vantagem importante: um único framework pode ser usado em qualquer tipo de nuvem – privada ou híbrida –, dentro ou fora das das instalações da empresa.

Um elemento importante se destaca: a implementação de soluções de computação de borda (hedge computing) associadas às estruturas de nuvem. O uso das redes móveis 5G acelera o processamento dos dados perto dos pontos de captação, eliminando latência, e permitindo soluções em tempo real que suportam um grande volume e variedade de operações baseadas em dados, IoT e Analytics.

Segundo um relatório do IBM Institute for Business Value, 91% dos provedores de serviços de comunicações (CSPs, sigla em inglês para Communication Service Providers) de alto desempenho esperam gerar mais receita nos próximos cinco anos por conta da combinação hedge computing e 5G.

Com a parceria entre IBM e Logicalis, os CSPs podem fornecer aos clientes acesso a soluções de software de rede e automação baseadas em IA, como o IBM Cloud Pak for Watson AIOps, o IBM SevOne Network Performance Management e o IBM Cloud Pak for Network Automation, para facilitar a automação, a orquestração e o desempenho de redes, com mais eficiência e consequentemente, melhor experiência do cliente.

As soluções IBM são integradas pela Logicalis no Telco Cloud Framework, que permite aos clientes com diferentes níveis de maturidade, demandas, tipos de mercado e regulações, iniciar ou dar continuidade à sua transformação digital em um ponto ou camada específico e, modularmente, ampliar a adoção para outras áreas até estabelecer uma infraestrutura 100% baseada em 5G.  São cinco os módulos que compõem o framework: Acesso, Transporte, Core, Ambiente e Orquestração. Eles atendem às necessidades das diferentes áreas de serviços das operadoras. Cada um pode ser usado de forma singular, e todos se integram.

A abordagem permite aos provedores de serviços de Internet e comunicações simplificar o gerenciamento de sua infraestrutura de TI e rede, e suas cargas de trabalho críticas – localmente ou entre diferentes nuvens – configurando um ambiente de nuvem híbrida aberta, para aproveitar os benefícios do 5G e da computação de borda.

A parceria entre IBM e Logicalis é parte do IBM Ecosystem, a estratégia da companhia para combinar os pontos fortes das empresas parceiras para ajudar a resolver os desafios mais complexos nos negócios e na sociedade para clientes com nuvem híbrida e IA.