Brasil e Azerbaijão reforçam aproximação em Ciência e Tecnologia

A saúde e as mudanças climáticas são agendas prioritárias para a cooperação internacional no âmbito da transferência de tecnologia.

O secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, Inácio Arruda, recebeu o embaixador do Azerbaijão no Brasil, Rashad Novruz.

O encontro serviu para reforçar laços, com o secretário explicando que o atual governo deposita grande importância na retomada da cooperação internacional e no estabelecimento de fortes laços com outras nações.

“O MCTI encontra-se em plena atividade e a Secretaria para o Desenvolvimento Social, que foi recriada, tem interesse em cooperar com outros países em transferência de tecnologia para beneficiar a população brasileira”, disse o secretário Inácio Arruda, acrescentando que saúde e mudanças climáticas são agendas prioritárias para a cooperação internacional.

“Minha missão é fortalecer as relações bilaterais com o Brasil e encontrar novas oportunidades de cooperação”, acrescentou o embaixador, lembrando que há vários documentos em negociação entre os dois países, entre eles, acordos entre a AEB e a Agência Espacial do Azerbaijão (Azercosmos) e entre o CNPq e a Academia Nacional de Ciências.

Segundo o embaixador Novruz, os dois acordos poderão ser assinados durante o Congresso Astronáutico Internacional, em Baku, de 2 a 6 de outubro desse ano.

*foto MCTI