BRK utiliza SAP S/4HANA

Projeto de transformação digital da companhia gera agilidade para os processos e contribui para a estratégia ESG .

A BRK, empresa privada de saneamento básico do Brasil, concluiu a implementação do SAP S/4HANA.

Com o uso da tecnologia, a empresa pretende atender as metas estabelecidas pelo novo marco regulatório do setor, que visa proporcionar acesso à água potável a 99% da população e coleta e tratamento de esgoto a 90% dos brasileiros até 2035. 

“As redes de abastecimento de água no Brasil são antigas e apresentam falhas. Somente 60 de cada 100 litros de água que passam pelo sistema de tratamento são realmente usados”, explica Alain Arcalji, vice-presidente de Serviços Compartilhados da BRK, durante a recente Conferência Internacional de Utilities, apresentada pela SAP e TAC Events em Munique, na Alemanha. 

Atender às necessidades das comunidades do quinto maior país do mundo exige grandes investimentos em novas infraestruturas, incluindo milhares de quilômetros de redes e sistemas de saneamento.

E tratar o equivalente a 100.000 piscinas olímpicas de esgoto por ano “só é possível usando as tecnologias certas”.  

A empresa implementou o SAP S/4HANA em 2020, gerando “eficiência e relatórios precisos sobre fatores ambientais, sociais e de governança (ESG)”.

Com isso, em 2021, a BRK garantiu o 1º lugar nas Américas na classificação de riscos ESG na área de gestão de recursos hídricos da Sustainalytics. 

“Saneamento básico serve como um alicerce para melhorar a qualidade de vida e garantir condições de vida seguras e saudáveis para os moradores. Mais importante ainda é o fato de que vamos além do básico e fazemos com que as pessoas se sintam bem consigo mesmas e com suas comunidades”, destaca Arcalji.