CantuStore leva SAP Customer Experience para o B2B

Companhia leva em conta experiência adquirida com vendas B2C e aprimora jornada dos clientes B2B.

A CantuStore está atenta às sinergias possíveis com a união dos modelos de negócios B2C e B2B, investindo em soluções que contribuam para que os canais de contato com o cliente a”tendam aos anseios dos clientes digitais, ou seja: mais otimização, economia de tempo e reconhecimento de suas preferências”.

Para isso, a empresa adotou o SAP Customer Experience, solução que integra dados de vendas, marketing, lojas e serviços para a geração de inteligência e oportunidades de negócios.

Segundo o CEO da CantuStore, Beto Cantu, a companhia começou com foco no B2B, com a venda de pneus de caminhões para transportadoras, mas logo decidiu lançar a primeira versão de seu portal B2B. Entretanto, era um canal transacional, focado em vendas e sem dar atenção ao cliente e sua jornada.

Em 2013, a CantuStore começou a trabalhar com o segmento B2C e, com uma abordagem diferente, viu as vendas crescerem de forma acelerada, com expectativa de chegar a R$ 1 bilhão ao final de 2022: “Aprendemos muito com essa experiência e começamos a implementar o SAP CX (Customer Experience) no B2B, que até então não engajava. Começamos a colocar produtos digitais e, quanto mais produtos colocávamos, maior era o engajamento”.

“Nosso software tem ajudado muitas empresas como a CantuStore a aumentar o potencial de vendas a seus clientes. A integração de diversos dados e serviços ajuda nessa estratégia de negócios e ficamos felizes de que os resultados da empresa estejam sendo positivos”, afirmou Alexandre Benini, head do SAP Customer Experience para o Brasil.

Com os insights trazidos do B2C, a empresa lançou uma segunda versão de seu portal B2B e, como resultado, as vendas cresceram 26% em 2020, quase 70% em 2021 e com a expectativa de manterem o ritmo em 2022.

Com 1,3 mil funcionários atualmente, as áreas que mais crescem na empresa são, justamente, as de Vendas e de Atendimento: “As pessoas compram online, mas querem ter com quem esclarecer dúvidas e se informar sobre os produtos. Por isso sempre estamos buscando o atendimento humanizado. Estamos investindo em bots, mas para dar mais produtividade para o atendimento”.