Capco aponta potencial, riscos e cuidados com a AI e RV

Análise da consultoria destaca os principais casos de uso e os cuidados para melhor aproveitamento dessas tecnologias no mercado financeiro.

As tecnologias de Inteligência Artificial (IA) e Realidade Virtual (RV) começam a transbordar com mais força do mundo dos jogos para outros setores da economia, inclusive para o mercado financeiro.

E os bancos precisam estar preparado não tanto para as mudanças que essas tecnologias trazem, quanto para adotarem soluções não-intrusivas ao cuidarem dos dados e dinheiro de seus clientes.

Esse é um dos alertas do estudo “Do AI + VE surveillance technologies improve inclusion or make us boiling frogs?”, feito por especialistas da Capco.

De acordo com a Capco, os bancos precisam se adequar às mudanças sutis que, no futuro, terão enorme impacto. A expressão “sapos ferventes” é uma metáfora que faz referência à incapacidade das pessoas de reagir a mudanças significativas que ocorrem gradualmente ou a eventos que se tornaram lugar-comum.

“No trabalho e na vida pessoal, a inteligência artificial e a vigilância de realidade virtual estão se tornando mais comuns e menos óbvias em sua natureza intrusiva devido a dispositivos de uso conveniente, como relógios e óculos”, explica Camille Ocampo, diretor Executivo Capco Brasil.

É importante ressaltar, porém, que sem consentimento, a vigilância pode ser uma violação do direito humano básico de liberdade e ao direito de liberdade de opinião e expressão.

“Semelhante à vigilância no local de trabalho, é importante que os envolvidos, sejam jogadores em ambiente de games ou funcionários de empresas, tenham informações sobre o tipo de rastreamento a que estão expostos e que podem influenciar seu comportamento”, destaca.

O fato é que, gostando ou não, a sociedade está cada vez mais exposta ao risco de manipulação oculta por meio de tecnologias de vigilância. Assim, é importante saber quais os casos de uso específicos usando tanto AI quanto RV. De acordo com a análise da Capco, os principais usos são:

  • No trabalho – São muitas as aplicações que buscam gerar dados sobre os funcionários de uma empresa. Alguns buscam, por exemplo, fortalecer a cultura e outros a existência de silos, por exemplo. Mas, nem sempre as tecnologias são bem usadas e muitas vezes acabam tendo impacto negativo, segundo algumas pesquisas. Assim, apesar dos riscos, há também potenciais benefícios
  • Vigilância em Treinamento: Alguns treinamentos podem ser difíceis de organizar, logisticamente complicados e dispendiosos, como cirurgias médicas. O treinamento por meio de RV é escalável e oferece um maior grau de liberdade para criar e controlar ambientes virtuais, isolando fatores de influência para as melhorias esperadas. Além disso, o treinamento permite a prática repetida de exercícios realisticamente complicados e, consequentemente, melhora as habilidades psicomotoras.
  • No lazer – Tendo como ponto de análise o metaverso, muitos observadores esperam que o papel desse ambiente virtual mude além de apenas jogos e impacte muitas partes da sociedade e a economia mundial. De casos de uso industrial à criação de gêmeos digitais para prestação de cuidados de saúde. Seja qual for o uso, as questões em torno dos direitos humanos precisam ser bem entendidas para serem respeitadas como no mundo físico. A segurança será primordial, como é com todos os dispositivos de internet das coisas (IoT).

Assim, não há tecnologia boa ou ruim, diz a Capco. Isso depende de como são usadas. É importante ainda destacar que os investidores devem se envolver com as empresas para garantir o uso correto da tecnologia, com transparência e divulgação de informações cruciais, conclui o estudo da Capco.