Carregadores para telefones celulares com novos requisitos de segurança

Os novos requisitos para a certificação de carregadores serão obrigatórios a partir de 14 de outubro de 2024. 

A Superintendência de Outorga e Recursos à Prestação (SOR) publicou o Ato Nº 5155, de 17 de abril de 2024, que aprova a atualização dos Requisitos Técnicos e Procedimentos de Ensaio voltados à Avaliação da Conformidade de Carregador Utilizado em Telefone Móvel Celular. 

A atualização foi motivada pela necessidade de adequação dos procedimentos para ensaio da resistência mecânica e térmica dos carregadores.

Nestes ensaios, os carregadores são expostos a situações que atestam sua qualidade e durabilidade tais como: testes de queda livre, comportamento em altas temperaturas, conexão e desconexão sequencial do carregador à tomada padrão de energia elétrica, torção dos pinos do carregador, entre outros.

O principal objetivo destes ensaios é garantir a segurança do usuário.

Após a sequência de testes de certificação, os pinos do carregador não devem apresentar deformações que atrapalhem ou impeçam sua correta inserção e retirada em uma tomada de energia elétrica.

Além disso, nenhuma parte do carregador pode ter se soltado ou deformado a ponto de apresentar exposição de contato elétrico vivo.

Os novos requisitos para a certificação de carregadores serão obrigatórios a partir de 14 de outubro de 2024.