CEADI promove o curso “Desafios Contemporâneos do Ecossistema Digital” em Brasília

Curso marca um passo significativo na cooperação multilateral e na diplomacia regulatória.

O Centro de Altos Estudos em Comunicações Digitais e Inovações Tecnológicas (CEADI), em colaboração com a Universidade de Brasília (UnB), promove o curso “Desafios Contemporâneos do Ecossistema Digital”, que reúne reguladores de telecomunicações  integrantes da Associação dos Reguladores de Comunicações e Telecomunicações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (Arctel).

Em um cenário em que a diplomacia e a inovação digital caminham lado a lado, o curso “marca um passo significativo na cooperação multilateral e na diplomacia regulatória”.

O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, durante a abertura do curso, destacou a visão de transformar a Anatel e seus países parceiros em referências globais na regulação do setor de telecomunicações.

“O objetivo é tornar a Anatel e os países parceiros órgãos de referência na regulação das telecomunicações”, afirmou o presidente da Agência. “É um espaço para trocas e estreitamento de laços”, disse.

Por duas semanas, os participantes terão a chance de se atualizar sobre temas críticos como inovação tecnológica, 5G, Open Ran, entre outros pilares do ecossistema digital, numa clara demonstração de como a colaboração e o compartilhamento de conhecimento são fundamentais para enfrentar os desafios da era digital.

Artur Coimbra, conselheiro diretor da Anatel e atual presidente da Arctel, ressaltou a importância deste intercâmbio: “Estamos aqui para não apenas compartilhar experiências, mas também para fortalecer a cooperação entre nossos países, mirando um futuro em que a transformação digital seja um veículo para o desenvolvimento sustentável.”