Centros de Competência com papel fundamental no desenvolvimento do país

Diretor de Incentivos às Tecnologias Digitais, Hamilton José, participou do Roadshow Centros de Competência da Embrapii.

Foi durante o 1º Roadshow de Centros de Competência, organizado pela Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) com o setor produtivo, que o diretor de Incentivos às Tecnologias Digitais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Hamilton José, destacou o papel dos Centros de Competência para a geração de tecnologia e desenvolvimento do país.

“Existem muitos rankings que apontam que nossa pesquisa científica tem destaque na produção de conhecimento, mas nós sempre sentimos que era preciso ter meios para que esse conhecimento se traduzisse em tecnologia e produtos para atender as demandas complexas para a sociedade brasileira”, disse na abertura do evento.

O evento aconteceu na sede da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), em São Paulo.

O roadshow tem como objetivo apresentar para as empresas o novo modelo de apoio a pesquisa em área estratégicas para o desenvolvimento tecnológico nacional, os Centros de Competência, e suas respectivas áreas de atuação.

Hamilton pontou que a criação de novas tecnologias é um importante instrumento para gerar oportunidades e empregos. “Estimulando o desenvolvimento de tecnologia e aumentando a competitividade do Brasil”.

Os Centros vão atuar em oito temas diferentes e serão responsáveis por soluções inovadoras com o objetivo de viabilizar grandes tendências da indústria para o futuro.

O diretor do MCTI ainda apontou que um dos divisores para alavancar a inovação no país foi a criação da Embrapii: “Agora temos a parceria para os Centros de Competências que é o primeiro grande projeto parceiro com a Embrapii para estimular todas as instituições a criarem competência e gerar conhecimento no setor de TICs. E que esse conhecimento possa se traduzir em tecnologias que podem ser apropriadas no setor industrial.”