CEOs brasileiros enfrentam desafios ligados à gestão de dados

Estudo da IBM revela ainda que os dados continuam a manter importância vital no negócio.

Um novo estudo global do IBM Institute for Business Value, ‘CEO decision making in the age of AI, Act with intention’, aponta que os CEOs brasileiros enfrentam desafios relacionados à gestão de dados das suas companhias.

Neste campo, devem ser incluidos cálculos pouco claros (44%) e a dificuldade de identificar insights significativos desses dados (41%) – ambos resultados acima da média global, diz a IBM.

Além disso, 71% dos entrevistados no País acreditam que eliminar a distância entre os dados e os tomadores de decisão “é mais importante do que alterar onde as decisões ocorrem”.

Entre as ações cruciais para melhorar a forma que se mede o desempenho de uma organização, os CEOs brasileiros mais uma vez colocaram a importância dos dados no topo da lista: a padronização dos processos de coleta de dados e relatórios (44%), promoção de uma cultura orientada por dados ou data driven (40%) e geração de melhorias nas plataformas de dados (39%) foram as três principais escolhas dos executivos nacionais – e com percentuais acima das médias globais registradas pela pesquisa.

O estudo mostra também que, mesmo com as dificuldades de lidar com os dados gerados nas companhias, 76% dos CEOs que atuam no País confiam nos dados operacionais internos como principal fonte para a tomada de decisões estratégicas.

“Hoje, pensando em uma jornada de IA generativa para negócios, vale dizer que já é possível se conectar aos dados em minutos, obter insights confiáveis de forma rápida e ainda reduzir custos de armazenamento. Portanto, estamos presenciando esta capacidade de gerir e extrair insights significativos dos dados se tornar muito mais eficiente”, explica Marco Kalil, líder de IBM Consulting no Brasil.

Ao mesmo tempo em que se verifica uma evolução tecnológica clara na forma de lidar com os dados, os CEOs entrevistados no Brasil consideram a computação em nuvem (60%) e o boom da Inteligência Artificial dentro das empresas, incluindo a IA generativa (56%), os dois pilares fundamentais para a conquista de resultados nos próximos três anos.

Além disso, 65% dos executivos do País afirmam possuir “um plano claro acerca do papel que a IA avançada desempenhará nas tomadas de decisão das empresas em cinco anos”.

O novo estudo da IBM aponta ainda quais executivos estão ajudando os CEOs brasileiros nas tomadas de decisão e os desafios que eles esperam para suas organizações nos próximos anos.

Mais da metade dos CEOs brasileiros (53%) identifica a modernização tecnológica como sua principal prioridade de negócios, seguida pela segurança cibernética e privacidade de dados (49%), além da produtividade (44%).

Quando perguntados sobre quais executivos C-level tomarão as decisões mais cruciais nos próximos três anos, os CEOs brasileiros colocaram os COOs (63%) e os CFOs (49%) no topo da lista.