Custo financeiro é obstáculo para brasileiros em tecnologia

Apesar dos entrevistados buscarem uma mudança de emprego no próximo ano, há pouco conhecimento sobre opções de carreira e capacitação em STEM

No Brasil, estudantes e profissionais em transição de carreira ou em busca de um novo emprego querem exercer funções relacionadas à ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) em diferentes indústrias.

No entanto, a maioria afirma que não está familiarizada com as opções de carreira. Ao mesmo tempo, cursos online e certificações digitais surgem como uma oportunidade enquanto planejam buscar novos empregos neste ano.

Estas foram algumas das descobertas globais de um novo estudo da IBM, conduzido pela MorningConsult, realizado com mais de 14 mil entrevistas com estudantes e profissionais que estejam em transição de carreira ou em busca de um novo emprego em 13 países, incluindo o Brasil.

“O estudo mostra que ainda existe uma falta de conhecimento das pessoas sobre como adquirir habilidades em STEM e seguir uma carreira nessa área”, afirma Victor Piotto, gerente de Responsabilidade Social Corporativa da IBM Brasil.

“Acreditamos que é nosso papel, como empresa de tecnologia e consultoria, democratizar o acesso a esse conteúdo para apoiar os brasileiros nesse caminho e oferecer capacitação gratuita para formar futuros talentos”, acrescentou ainda.

O estudo indica ainda que, no Brasil 60% dos profissionais estão em busca de um novo emprego e 67% dos que estão em transição de carreira acham que não estão qualificados para trabalhar em um emprego na área de STEM porque não possuem os diplomas acadêmicos adequados.

Por seu lado, 63% dos entrevistados se preocupam com o custo de obtenção de certificações digitais.

Já mais de 90% dos entrevistados se sentem confiantes em desenvolver habilidades ou aprender algo novo em um programa online e mais de 59% dos entrevistados estão interessados em trabalhar em um emprego em áreas de STEM.

No Brasil, o conhecimento sobre as funções STEM é baixo e muitos estão preocupados com a remuneração e mais de 70% acham que não conseguirão encontrar um emprego STEM que pague o suficiente.

O mesmo estudo diz ainda que os brasileiros estão otimistas de que as funções STEM continuarão a aumentar e as certificações são boas para buscar essas oportunidades.