Empresas brasileiras venderam mais pela Internet

A TIC Empresas 2021 também apresenta dados inéditos sobre o uso de tecnologias emergentes, como IoT e IA.

Entre 2019 e 2021 – período marcado pela emergência da pandemia COVID-19 – a proporção de empresas brasileiras que comercializaram produtos e serviços online cresceu de 57% para 73%.

Os dados fazem parte da 14ª edição da pesquisa TIC Empresas, divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Realizado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), o levantamento mostrou que entre os pequenos negócios com até 49 pessoas ocupadas a porcentagem dos que venderam pela Internet subiu de 57% para 74% durante o período.

Nas empresas médias a elevação foi de 58% para 67%, e nas de grande porte, de 52% para 68%.

O estudo mostrou, ainda, que entre as empresas que venderam pela Internet, os aplicativos de mensagens como o WhatsApp estiveram entre os principais canais utilizados (78%), sendo maior sua utilização entre as pequenas empresas (80%).

Já entre as empresas grandes o uso de aplicações de mensagens aparece em menor proporção (54%), com preferência por canais mais tradicionais, como o e-mail (71%) e o website da empresa (55%).

O meio de pagamento mais utilizado pelas empresas para vender pela Internet foi o Pix, indicado por 82% das companhias entrevistadas. Entre os pequenos negócios a proporção foi de 83%.