Enfar debate a ciência, tecnologia e inovação

O setor precisa ser uma política sólida e concreta para atender as expectativas, necessidades e o desenvolvimento do país.

Decorreu em Brasília (DF), a Conferência Livre “Ciência, Tecnologia e Inovação, Participação Social e Saúde”.

O encontro faz parte das reuniões preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5CNCTI), que acontecerá de 4 a 6 de junho, na capital federal.

A Conferência Livre foi uma iniciativa do Projeto Integra, composto por diferentes entidades e, na mesa de abertura, a coordenadora geral do Instituto Enfar, Silvana Nair, agradeceu a presença de todos frisando a experiência, o reconhecimento, a vivência e as expectativas para com a área de ciência e tecnologia: “O setor precisa ser uma política sólida e concreta para atender as expectativas, necessidades e o desenvolvimento do país. Esta conferência surge a partir do projeto Integra, que há mais de 3 anos desenvolve atividades para as políticas de saúde no Brasil.”

A diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, reforçou o papel da fundação para o desenvolvimento das ações que fortaleçam a participação da instituição na saúde do Brasil.

“A 5ª Conferência está vinculada a uma discussão com base na inovação e no significado dela. Mas o aspecto fundamental é cuidar das pessoas”, lembrou.

A chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do MCTI, Elisangela Lizardo de Oliveira, marcou presença na mesa de debate 1: Participação social na Política de Ciência, Tecnologia & Inovação.

Ainda houve discussão sobre o tema a Ciência e Tecnologia como produtor de direitos: o SUS como exemplo.