Está chegando o Workshop do SisNANO

Evento para o setor de nanotecnologia reúne especialistas, representantes do mercado e do governo e é promovido pelo MCTI

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) está promovendo o Workshop 2023 do Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNANO).

Até o dia 5, o evento reúne, em Campinas (SP), os coordenadores dos laboratórios do SisNANO, especialistas e representantes do mercado de nanotecnologia para compartilhar oportunidades e debater as ações do país nesse setor.

O evento acontece no auditório do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e conta com apresentações, mesas redondas e uma visita ao Sirius, o acelerador brasileiro de luz sincrotron, maior infraestrutura de pesquisa do país.

De acordo com o coordenador-geral de Tecnologias Habilitadoras do MCTI, Felipe Bellucci, o evento é um espaço de troca de boas práticas e divulgação dos bons resultados do programa.

“Na edição anual do Workshop do SisNANO, teremos uma excelente oportunidade de acompanhar os resultados dessa política pública, aproximar os diversos atores do ecossistema de inovação (ICT, empresas, startups, financiadoras, associações, reguladores e outros), gerar um espaço de troca de boas práticas e práticas exitosas, bem como difundir para a sociedade os resultados já alcançados pelo programa”, afirma.

O programa – O SisNANO é formado por um conjunto de laboratórios direcionados à pesquisa, desenvolvimento e inovação em nanociências e nanotecnologias.

As unidades possuem caráter multiusuário e de acesso aberto a instituições públicas e privadas. Todas as regiões do país contam com pelo menos um laboratório do Sistema.

A primeira fase da iniciativa (2013-2018) teve a participação de 26 laboratórios, que receberam ao longo de 6 anos aproximadamente R$ 88 milhões de recursos do MCTI e do FNDCT.

A segunda fase (2019-2023) é composta por 23 laboratórios escolhidos por chamada pública com investimento de R$ 10 milhões.

Foto: Divulgação CNPEM