85% dos fabricantes de automóveis planejam manter ou aumentar o pessoal

A pesquisa global revela os principais desafios, considerações e oportunidades da nova tecnologia para o setor automotivo.

A Rockwell Automation anunciou seu “8º Relatório anual do estado da produção inteligente: edição especial para o setor automotivo”.

O relatório enfatiza a evolução do setor automotivo com foco na busca pela qualidade, no impacto da automação de processos, na adoção da produção inteligente e no papel essencial da tecnologia ao mitigar riscos, enfrentar os desafios da força de trabalho, minimizar custos e aumentar a produção.

As principais descobertas globais indicam que 85% dos fabricantes automotivos preveem manter ou até mesmo aumentar sua força de trabalho atual devido à adoção da tecnologia. Além disso, 64% das empresas utilizam software para automatizar processos, e 54% dos líderes estão aumentando a automação para lidar com a falta de mão de obra.

“Minimizar os custos” e “melhorar a qualidade” são os principais fatores da aceleração da transformação digital, sendo que 31% dos fabricantes automotivos pretendem investir ou já investiram em tecnologias de IA e aprendizado de máquina. Esta realidade deve continuar crescendo à medida que mais casos de uso se desenvolvem, juntamente com aplicativos fáceis de usar.

Diz ainda o estudo que 42% dos fabricantes de automóveis preveem redirecionar o pessoal existente e 27% acreditam que contratarão mais funcionários como resultado da adoção da tecnologia, indicando que a tecnologia pode resolver os problemas atuais e catalisar o crescimento.

Na prática, 35% dessas empresas relatam que a produção inteligente ajudou a mitigar problemas com a implantação e integração de novas tecnologias. Além disso, 29% acreditam que ajudou com o impacto prolongado da pandemia.

O estudo global inclui as respostas de 197 líderes de fabricantes automotivos, fornecedores automotivos e fabricantes de veículos elétricos em 13 dos principais países fabricantes.