Evolução do Open Finance em destaque no Febraban Tech 2023

Em dois anos, o Open Finance, que deixa os clientes no controle das decisões financeiras,jásuperou a marca de 30,2 milhões de consentimentos.

O Febraban Tech 2023, evento de tecnologia e inovação do setor financeiro na América Latina, destaca, no primeiro dia do congresso a evolução do Open Finance, sistema que possibilita que clientes de produtos e serviços financeiros compartilhem, mediante consentimento, informações entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central.

Em dois anos, o Open Finance, que deixa os clientes no controle das decisões financeiras, já superou a marca de 30,2 milhões de consentimentos para o compartilhamento de dados pessoais e bancários.

Com este sistema, é possível, por exemplo, movimentar contas bancárias por meio de diversas plataformas, não se limitando apenas ao aplicativo ou site de um banco, de forma segura, ágil e conveniente. O desafio agora é replicar os aprendizados destes primeiros anos para as novas fronteiras.

No painel “Open Finance e a evolução dos serviços agregados” os intervenientes falarão mais sobre os próximos passos do Open Finance e parcerias ideais para ampliar as receitas e clientes.

Atualmente, sete em cada dez transações no Brasil são realizadas por meio de canais digitais. Em constante evolução, os sistemas de pagamentos eletrônicos seguem agregando funcionalidades, na esteira do conceito de cashless economy – ou seja, economia sem dinheiro físico. Lançado em 2020, o Pix, por exemplo, já é a forma de pagamento mais popular no país.

O fato é que os meios de pagamento digitais fazem cada vez mais parte de nossa vida. Além do Pix, há outras maneiras de não usar dinheiro ou cartões para pagar uma compra ou uma conta: links de pagamento, QR Code, pagamento por aproximação, carteira digital, entre outros.

Alguns recursos, como pagamento offline, débito automático, parcelamento, NFC e Pix internacional estão no horizonte do Banco Central para os próximos anos e serão discutidos no painel “Pagamentos digitais e Pix ampliam fronteiras da cashless economy”.

Assim, o Febraban Tech 2023 terá debates sobre Open Finance, Meios de Pagamento, Inteligência Artificial e IA generativa, Economia Tokenizada, Dados, Metaverso e Web3, Nuvem, Cibersegurança, Internet das Coisas, 5G, Fintechs, bem como os aspectos ambientais, sociais e de governança (ESG).