FEBRABAN TECH 2024 debate visão do futuro dos bancos em cibersegurança
Segundo a Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária, tema foi apontado como prioridade estratégica para 100% dos bancos entrevistados neste ano.
O tema da cibersegurança está em destaque no FEBRABAN TECH 2024, evento de tecnologia e inovação no setor financeiro.
O tema foi apontado como prioridade estratégica para 100% dos bancos entrevistados na 1ª etapa da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2024, divulgada no mês de maio.
Para este ano, as instituições destacaram que o foco de investimentos está centrado em arquitetura, infraestrutura e ferramentas especializadas em estratégias para detecção e resposta a ameaças cibernéticas, gestão de identidades e acessos, treinamento e conscientização dos colaboradores, cloud security, testes de invasão e criptografia dos dados e informações.
De acordo com a pesquisa, o orçamento total dos bancos brasileiros destinados à tecnologia, englobando despesas e investimentos, deverá atingir, neste ano, R$ 47,4 bilhões. E cerca de 10% deste montante é destinado para a cibersegurança.
Para muito além dos firewalls avançados, as abordagens proativas têm sido o grande diferencial do trabalho. Múltiplos fatores de autenticação e detecção de qualquer ameaça em tempo real completam o grande cenário das ações que vêm garantindo a segurança e maturidade do setor bancário brasileiro.