Futurecom aborda lançamento do 5G em Brasília

Diversos setores da economia terão impacto positivo com a nova rede 5G e sua integração ao ecossistema de diferentes verticais de negócios.

Promovida em um dia importante para as telecomunicações, marcado pela estreia oficial do 5G  standalone em Brasília (DF), a segunda reunião temática do Futurecom 2022 trouxe abordagens e aprofundou temas em três verticais (Presente, Futuro e Ponte).

O destaque vai para as implicações da tecnologia nos mais diversos setores da economia e a integração ao ecossistema de diferentes frentes de negócios.

O encontro, que segue o conceito de praça de ideias e inspirações para o Futurecom 2022, reuniu os maiores players do setor e teve como ponto central os benefícios que podem ser agregados pela chegada da tecnologia de quinta geração ao Brasil.

A chegada do 5G ao Brasil proporciona “menor latência às redes e possibilita a conexão de mais dispositivos, que poderão auxiliar a implementação de elementos que tragam eficiência aos processos na agricultura, indústria e logística”.

Até 20 vezes mais rápida que o 4G, a expectativa é que a tecnologia “amplie a conectividade e permita o desenvolvimento de soluções mais sustentáveis, com melhor cobertura e qualidade na conexão”.

Além do 5G, outros temas pautados durante a reunião foram o uso da tecnologia como solução para o consumo de combustíveis e energia, produtividade, a utilização de redes de baixa potência para resolução de problemas, além de metaverso, satélites e open ran como oportunidade para a indústria brasileira.