gov.br já oferece 4 mil serviços públicos digitais ao cidadão

Economia anual estimada é de R$ 4,6 bilhões aos cofres públicos com a digitalização dos serviços, além de redução de gastos com pessoal.

A plataforma gov.br passou a disponibilizar 4 mil serviços públicos digitais para o cidadão.

O número representa 84% do total de 4,8 mil serviços que são oferecidos atualmente para a população.

A economia estimada com a digitalização é de R$ 4,6 bilhões anuais para cidadãos e aos cofres públicos – contabilização feita em relação a serviços transformados em digitais em três anos e meio.

Recorde que, pelo gov.br, documentos podem ser assinados digitalmente, pode-se abrir um negócio, cidadãos podem obter suas carteiras de trânsito e de trabalho digitais, por exemplo, entre outros serviços.

Um dos mais recentes serviços é a Carteira de Identidade Nacional no formato digital pelo aplicativo gov.br.

O documento – que agora tem número único, o CPF – já está disponível gratuitamente para a população do Rio Grande do Sul e do Acre.

Nesses dois estados, após a emissão da nova carteira física (papel ou policarbonato) “nos órgãos de identificação, é possível acessar o documento digital no aplicativo pelo celular”, refere o Ministério da Economia.

Os demais estados estão em processo de adaptação para emitir o novo documento.