Governo Federal institui o Tramita.gov.br

Plataforma digital de comunicação entre sistemas de processos administrativos eletrônicos deverá ser implantada por toda a Administração Pública Federal

Foi instituído o Tramita.gov.br como nova plataforma digital de comunicação entre sistemas de processos administrativos eletrônicos (SPE).

O objetivo da adoção e expansão da nova solução é estabelecer um padrão para trâmite totalmente digital de processos administrativos eletrônicos e documentos avulsos entre os diferentes órgãos da Administração Pública.

A plataforma padroniza sistemas para que conversem entre si e substitui o barramento de serviços já utilizado por 129 órgãos e aguardado por outros 70 órgãos e entidades em processo de implantação.

A solução traz “mais transparência e agilidade, uma vez que permite a expedição e o acompanhamento 100% digital dos processos administrativos eletrônicos”, reduzindo o tempo de tramitação, além de diminuir os custos financeiros e ambientais, “já que elimina os gastos com impressão, armazenamento e envio físico”, explica o Governo Federal.

A infraestrutura do sistema é centralizada pelo Ministério da Economia.

O Tramita.gov.br poderá ser cedido, por meio de termo de adesão, aos demais órgãos e entidades dos poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.