Grupo DPSP acelera sua transformação digital

Maior investimento em TI da empresa em uma década, a adoção da solução SAP colocará na nuvem 100% dos negócios da companhia, do financeiro à gestão das lojas.

O Grupo DPSP, responsável pela Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo, que atua no varejo farmacêutico, expande seus planos de transformação digital com a adoção do RISE with SAP for Retail.

Trata-se de uma atualização “que aumentará a eficiência, melhorará a experiência do cliente e fornecerá engajamento omnichannel para a companhia”.

O Grupo DPSP completou 10 anos em 2021 e conta com cerca de 26 mil colaboradores e mais de 1.400 lojas espalhadas em oito estados brasileiros e no Distrito Federal.

O grupo já utilizava o ERP SAP S/4HANA. A aquisição da oferta RISE with SAP, para levar a gestão do negócio à nuvem, foi realizada em meados de 2021, como parte de um projeto estratégico.

É o maior investimento nessa área nos últimos 10 anos, e visa habilitar toda a transformação digital da companhia, envolvendo tecnologia, processos, pessoas e modelos de negócios.

“Em 2020 estudamos muito a plataforma SAP e escolhemos construir juntos a parte mais importante e mais relevante da nossa transformação digital. Foi vital para esse processo o profundo entendimento do nosso negócio, demonstrado pelos times de Customer Success e Projetos da SAP, o que nos trouxe segurança para executar a transformação mesmo trabalhando de forma remota, em meio à segunda onda da pandemia”, destacou Cristiano Hyppolito, diretor de Tecnologia e Digital do Grupo DPSP.

A primeira fase foi o upgrade do SAP S/4HANA e a migração de todo o back office na nuvem, “aumentando a segurança, a agilidade e a acuracidade dos dados”.

Foi possível realizar o go live já em dezembro do mesmo ano: “Em poucos meses, conseguimos colocar 100% do back office em produção e realizar o fechamento do ano de uma empresa que fatura R$ 12 bilhões.”

No início deste ano começou a implementação dos processos de varejo para a nuvem com o RISE with SAP for Retail, que passará a gerir todo o processo de varejo do Grupo DPSP, incluindo integração com o e-commerce e a flexibilidade do store pick-up.

A expectativa é que toda a migração das mais de 1.400 lojas esteja finalizada em meados de 2023.

Além do RISE with SAP for Retail, o varejista renovou e expandiu seu portfólio de soluções SAP SuccessFactors para melhor gerenciar, reter e desenvolver sua força de trabalho.