Grupo Kyly elenca dicas sobre como criar melhores ofertas no e-commerce

Aprende-se como conseguir equilibrar o desejo do público por fretes gratuitos ou com preço mais em conta, com base no valor a ser cobrado para não ficar no vermelho.

A integração de canais físico com o digital tornou-se uma estratégia básica para varejistas que atuam em diferentes setores no Brasil.

Neste caso, o principal desafio de quem atua nesta área e vende pela internet é conseguir equilibrar o desejo do público por fretes gratuitos ou com preço mais em conta, levando em consideração um valor que o lojista precisa cobrar para não ficar no vermelho.

Diante disso, muitas marcas ou empresas ficam com dúvidas ou receios sobre precificação, logística e a melhor estratégia a ser traçada para que este canal seja vantajoso e lucrativo.

Pensando em auxiliar diversas redes nessa questão, Diana Rodrigues Gropp, gerente de Unidade Estratégica de Negócios Digitais do Grupo Kyly, separou algumas dicas importantes sobre o assunto.

Segundo ela, “o consumidor quer ter o sentimento de ter feito o melhor negócio possível para ele”.

Por isso, tanto a estratégia de desconto como de frete gratuito são atrativas. No entanto, ambas impactam diretamente a margem do varejista que encontra cada vez mais dificuldade de cobrar pelo preço cheio dos produtos.

Assim sendo, no caso do ecommerce, fica algumas dicas para o sucesso:

Dica 1: Estruture uma tabela de frete: faça negociações com as transportadoras e busque sempre negociar com os Correios. Há várias opções no mercado atualmente, que oferecem possibilidade de reduzir os custos de entrega.

Dica 2: Estabeleça regras e políticas para frete grátis: avalie a média do seu custo de frete e quanto isso representa em desconto do seu produto. 

Dica 3: Saiba calcular o preço do frete – Como fazer esse cálculo? Uma forma de calcular o seu frete grátis de maneira mais saudável é saber o custo médio por envio. 

Dica 4: Um dos erros mais comuns dos varejistas é não pensar na logística reversa do e-commerce. É necessário pensar nessa eventual despesa para não desequilibrar o caixa da empresa. Mais do que a logística reversa do e-commerce, é preciso conhecer o Código de Defesa do Consumidor para compras online. Nele consta que o cliente pode desistir da compra sem custo algum dentro de sete dias. 

Dica 5: Automatize e busque plataformas com expertise. Por que é importante contar o apoio da tecnologia para automatizar processos para tomar melhores decisões relacionadas ao frete?
São vários KPI´s dentro de uma operação de venda online que precisam ser cruzados para serem transformados em uma estratégia de redução de custo e no aumento de vendas.

São muitos pedidos online e qualquer erro de cálculo de custo pode gerar um grande impacto em um curto espaço de tempo. Utilizar a tecnologia para acompanhar essas informações e para apoiar a tomada de decisão é ganhar tempo e, consequentemente, mais agilidade para poder realizar ações assertivas para o negócio.