IA é prioridade para o investimento

Na lista de investimentos feitos pelos empresários percebe-se que as empresas estão dedicando recursos para viabilizar projetos de TI em apoio à política de ESG. 

A Inteligência Analítica está assumindo seu papel como aposta de linha de frente no investimento em TI do lado das empresas no Brasil explicou Fernando Meirelles, professor e responsável pela 33ª edição da pesquisa Uso da TI em empresas.

E tudo “por conta da jornada à transformação digital”, disse ainda.

O estudo aponta que, nesse segmento, a SAP tem liderança com 24%, seguida da Oracle, Totvs, Microsoft e Qlik, com 15%, IBM com 9% e outros com 6%.

De acordo com o estudo, ainda o investimento em TI ficou em 8,7% em 2021, acima dos 8,2% de 2020.

Na lista de investimentos feitos pelos empresários percebe-se que as empresas entrevistadas estão dedicando recursos para viabilizar projetos de TI em apoio à política de ESG.

Na lista de prioridades estão áreas como a Governança de TI, IoT – Internet das Coisas, Migração para a Nuvem, Segurança Cibernética e Software como Serviço.

Nas categorias de software, a Microsoft continua dominando várias delas viradas para o usuário final; os sistemas integrados de gestão (ERP) da TOTVS e da SAP têm 33% do mercado cada, Oracle 11% e outros 23%. A TOTVS lidera nas menores e a SAP nas maiores empresas.