IBM adquire Databand

Negócio vem ajudar as empresas a identificar “dados ruins” desde sua origem e visa ainda ampliar o papel da IBM em observabilidade para capacidades de TI full stack.

A IBM anunciou a aquisição da Databand, empresa de software de observabilidade de dados que ajuda as organizações a corrigir problemas em seus dados, incluindo erros, falhas no pipeline e má qualidade, antes que prejudiquem seus resultados.

O negócio vem fortalecer o portfólio de software da IBM nas áreas de dados, IA e automação para abordar o escopo completo de observabilidade “e ajudar as empresas a garantir que dados confiáveis sejam colocados nas mãos certas, dos usuários certos, no momento certo”.

A Databand é a quinta aquisição da IBM em 2022, confirmando a estratégia da empresa “em potencializar suas habilidades e capacidades em cloud híbrida e IA”.

Recorde que a IBM adquiriu mais de 25 empresas desde que Arvind Krishna tornou-se CEO em abril de 2020.

A observabilidade de dados é uma oportunidade de mercado em rápido crescimento e surge como solução essencial para ajudar as equipes de dados e engenheiros a entender melhor a saúde dos dados em seus sistemas.

De acordo com a Gartner, a má qualidade dos dados custa às organizações uma média de 12,9 milhões de dólares por ano.

A observabilidade de dados leva as operações de dados tradicionais para o próximo nível, por meio do uso de tendências históricas para cálculo de estatísticas de cargas de trabalho de dados e de pipelines de dados diretamente na fonte, permitindo determinar se estão funcionando e identificando quaisquer problemas que possam existir.

Quando combinada com uma estratégia full stack de observabilidade, “ela pode ajudar as equipes de TI a rapidamente identificar e resolver problemas, desde infraestrutura e aplicativos até os sistemas de dados e de aprendizado de máquina”.

A aquisição da Databand está baseada nos investimentos em pesquisa e desenvolvimento da IBM, além de aquisições estratégicas nas áreas de IA e automação.

Ao usar o Databand com o IBM Observability by Instana APM e IBM Watson Studio, a IBM “está bem posicionada para abordar o escopo completo de observabilidade em todas as operações de TI”.

Com sede em Tel Aviv, Israel, os funcionários da Databand farão parte da IBM Data and AI, utilizando o crescente portfólio de produtos de dados e IA da IBM, incluindo os recursos do IBM Watson e do IBM Cloud Pak for Data.

Os detalhes financeiros do acordo não foram divulgados tendo a aquisição sido realizada em 27 de junho de 2022.