IBM revela processador quântico

Empresa definiu o caminho para obter supercomputadores centrados na tecnologia quântica, com novo hardware, software e avanços no sistema.

Foi durante o IBM Quantum Summit 2022, que decorre por estes dias, que a empresa americana apresentou novos avanços em hardware e software quânticos e delineou sua visão para a supercomputação centrada na quântica.

A reunião anual IBM Quantum Summit mostra o amplo ecossistema quântico de clientes, parceiros e desenvolvedores da companhia, bem como seu progresso contínuo “para levar uma computação quântica prática para o mundo”.

“O novo processador de 433 qubit ‘Osprey’ nos traz um passo mais perto do ponto em que computadores quânticos serão usados para resolver problemas anteriormente insolúveis”, disse Darío Gil, vice-presidente sênior de IBM e diretor de Research.

“Continuamente estamos escalando e avançando nossa tecnologia quântica por meio de hardware, software e integração clássica para enfrentar os maiores desafios do nosso tempo, junto com nossos parceiros e clientes no mundo todo”, acrescentou ainda.

IBM Osprey “tem a maior contagem de qubits” de qualquer processador quântico da IBM, mais do que triplicando os 127 qubits do processador IBM Eagle, anunciado em 2021.

Esse processador tem o potencial de executar cálculos “muito além da capacidade computacional de qualquer computador clássico”.