IBM vai acelerar transição para energia limpa

A iniciativa apoiará organizações do setor e prevê a doação de US$ 30 milhões em serviços até 2023 por meio da iniciativa.

A IBM anunciou na COP27 os novos membros de seu programa global de impacto social pro bono, o IBM Sustainability Accelerator – que aplica tecnologias IBM, como nuvem híbrida e inteligência artificial, e um ecossistema de especialistas para melhorar e escalar projetos focados em populações vulneráveis a ameaças ambientais, incluindo mudanças climáticas.

Todos os novos membros se concentrarão na aceleração de projetos de energia limpa.

A IBM já havia anunciado que planeja selecionar cinco organizações para este programa a cada ano e espera fornecer US$ 30 milhões em serviços até o final de 2023.

Segundo a Agência Internacional de Energia, os impactos da pandemia da Covid-19, as interrupções nas cadeias de suprimento globais e o desvio de recursos fiscais para manter os preços dos alimentos e dos combustíveis acessíveis afetaram o ritmo de progresso em direção ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (SDG 7) para garantir o acesso à energia acessível, confiável, sustentável e moderna até 2030.

“Por meio do IBM Sustainability Accelerator, estamos reunindo especialistas e usando tecnologias inovadoras para ajudar a mitigar os desafios ambientais mais difíceis que nosso planeta enfrenta; e fazer uma transição para energias limpas é um passo crítico neste momento”, disse Justina Nixon-Saintl, vice-presidente de Responsabilidade Social Corporativa e ESG da IBM.

“Com esta nova coorte, ajudar comunidades marginalizadas a obter acesso justo e equitativo a recursos energéticos sustentáveis não só ajuda o mundo a atingir o objetivo da ONU SDG 7, mas pode auxiliar na transição geral de energia global”, acrescentou ainda.