Identidade está sob ataque no Brasil

País continuou como o mais visado da América Latina ao longo de 2023 e mais da metade dos acessos indevidos teve início na exploração de aplicações públicas.

A IBM lançou o X-Force Threat Intelligence Index 2024, destacando uma crise global emergente de credenciais à medida que cibercriminosos têm explorado as identidades válidas dos usuários para comprometer empresas a partir do acesso indevido a informações corporativas.

Em todo o mundo, 71% dos ciberataques foram causados pela exploração de credenciais válidas.

De acordo com a IBM X-Force, área de Serviços de Segurança ofensiva e defensiva da IBM Consulting, em 2023, os cibercriminosos “viram mais oportunidades de ‘fazer login’ através de contas válidas em vez de ‘hackear’ redes corporativas”.

No Brasil, a aquisição de credenciais e a extração de dados por meio de ferramentas legítimas foram ações comuns e recorrentes entre os cibercriminosos.

“O relatório enfatiza uma crise emergente de credenciais, uma vez que os cibercriminosos têm concentrado esforços no roubo e no comprometimento de identidades válidas. Essa tendência também impacta a América Latina em todos os setores e, provavelmente, aumentará à medida que os atacantes invistam em IA para otimizar as abordagens”, diz Fábio Mucci, líder de Software da IBM Security no Brasil.

“Isso deve nos manter em alerta e reforçar nossas estratégias de controle de credenciais e acessos, bem como nos levar a promover uma abordagem mais holística em relação à segurança, especialmente na era da IA generativa”, adiantou ainda.

O X-Force Threat Intelligence Index está baseado em insights e observações do monitoramento de mais de 150 bilhões de eventos de segurança por dia, em mais de 130 países e localidades, incluindo México, América Central e América do Sul.