Líderes de TI e CEOs mais próximos

Cerca de 62% também afirmou ter participado “ativamente” das tomadas de decisões estratégicas de outras áreas.

Os líderes de tecnologia estão mais próximos dos CEOs, mas também estão sendo mais pressionados pela adoção de novas tecnologias em suas organizações.

Estas foram algumas das conclusões deixadas na terceira edição do estudo do Google Cloud em parceria com o IDC onde se analisa o papel dos executivos de TI – desde superintendentes até CTIOs.

O estudo ouviu 117 lideranças de TI do Brasil de empresas de grande porte, com mais de mil empregados, e nativas digitais.

De acordo com o levantamento, 82% dos profissionais entrevistados se sentem pressionados para a adoção de novas tecnologias nas organizações e, entre as tecnologias de “maior urgência” estão a infraestrutura em nuvem (48%), a inteligência artificial e aprendizagem de máquina (44%) e a inteligência artificial generativa (42%).

A adoção da tecnologia, no entanto, não segue o mesmo padrão: só 25% das empresas participantes estão testando alguma prova de conceito (POC) ou testes práticos com a tecnologia.

Entre os entrevistados, 62% também afirmou ter participado “ativamente” das tomadas de decisões estratégicas de outras áreas.