Machado Meyer Advogados lança ferramenta com IA generativa Microsoft

Com a solução, o escritório está na vanguarda do uso da Inteligência Artificial para aprimorar os processos diários com alto nível de segurança.

A Inteligência Artificial (IA) generativa tem o potencial de ser um copiloto para os advogados em escritórios de advocacia, auxiliando os profissionais do direito em diversas tarefas.

No entanto, é importante observar que a implementação da IA também levanta questões éticas e de privacidade, e é importante garantir a segurança e a confidencialidade dos dados dos clientes.

Para tratar desse importante aspecto, o Machado Meyer Advogados adotou o Microsoft Azure OpenAI Service para desenvolver uma ferramenta segura e eficaz, que utiliza a IA como complemento ao trabalho dos profissionais do Direito.

Em fase beta, ela passou a ser utilizada em dezembro de 2023. A solução auxiliará as atividades diárias do escritório em cinco demandas principais: traduções, revisões, resumos e pesquisas.

Após o lançamento oficial, outras funções serão adicionadas de acordo com as futuras demandas das equipes do escritório.

“O projeto com a Microsoft traz mais inovação para o nosso ambiente e nos permite extrair conhecimento de forma mais rápida e fácil para nossos advogados, potencializando nossa base de informações e tornando o trabalho ainda mais eficaz”, explica Paulo Silvestre de Oliveira Junior, head de Inovação e Desenvolvimento do Machado Meyer Advogados.

O desenvolvimento da solução é parte de uma estratégia maior do escritório, que vem ampliando as narrativas em inovação internamente com iniciativas que integram sua expertise às mais recentes tecnologias, a fim de garantir um trabalho cada vez mais efetivo e completo, extraindo valor de um acervo de documentos produzidos ao longo dos mais de 50 anos de história do Machado Meyer.

Entre os projetos, o Machado Meyer também tem avançado com um portal colaborativo para o público interno, inicialmente, que está em fase de testes e deve atingir a maturidade já no início de 2024.

Para Silvestre, com essas ações é possível utilizar a Inteligência Artificial e as novas tecnologias de forma ética e segura para todos: “É o momento de evoluirmos processos, oferecendo recursos para que as tarefas operacionais possam ser apoiadas pelo uso da IA e nossos especialistas tenham mais tempo para desenvolver atividades estratégicas.”

O escritório pretende também lançar um Portal do Cliente, onde todas as ferramentas e a infraestrutura desenvolvidas nas fases anteriores serão disponibilizadas para o público.

Esse marco representa a realização plena da visão do projeto, em que os clientes terão acesso direto e fácil a todas as funcionalidades e serviços que o escritório oferece.