Mais 282 municípios terão a faixa de 3,5 GHz liberada

As prestadoras poderão planejar a expansão de suas redes e divulgar aos consumidores as ativações nos municípios liberados.

A partir da próxima terça-feira (2/5), as prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Anatel o licenciamento e ativação de estações de 5G standalone em mais 282 municípios.

A decisão foi tomada em Reunião Ordinária do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (GAISPI).

Com a decisão, 964 municípios passam a ter a faixa de 3,5 GHz liberada para utilização por estações do 5G standalone, perfazendo o total de 131,5 milhões de brasileiros, o que corresponde a 62% da população do Brasil.

Para facilitar o acompanhamento dos municípios liberados, o GAISPI disponibiliza painel de dados apresentando os municípios em que a faixa de 3,5 GHz já se encontra liberada e, também, o planejamento aprovado pelo GAISPI para as próximas liberações.

Importante ressaltar que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades, ressalva a Anatel, já que a instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades “depende do planejamento individual de cada prestadora”.

Os municípios com a faixa já liberada, as cidades, os bairros e a quantidade de estações licenciadas do 5G standalone na faixa de 3,5 GHz, bem como os aparelhos celulares certificados para uso de 5G, podem ser consultados nos dashboards disponibilizados no painel de dados da Anatel.