MCTI e CNPq lançam chamada de apoio para eventos de empreendedorismo e inovação

Edital vai apoiar eventos de abrangência nacional ou internacional que promovam a troca de conhecimentos e conectem os atores do ecossistema de CT&I

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançaram a chamada de Apoio a Eventos de Promoção do Empreendedorismo e da Inovação no Brasil, no valor de R$ 3 milhões.

A chamada vai financiar eventos de abrangência nacional ou internacional a serem realizados no Brasil, incluindo conferências, congressos, seminários, fóruns e outros tipos de eventos, desde que estejam alinhados com os objetivos de promoção da inovação e do empreendedorismo.

O objetivo é estimular a troca de conhecimento, conectar os diversos atores do ecossistema e fomentar novas iniciativas.

No lançamento da chamada, o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Guila Calheiros, explicou que o edital “é inédito e vai abranger eventos nacionais de grande porte”, já consolidados com pelo menos três edições realizadas, que foquem em empreendedorismo e inovação e tenham impacto no ecossistema de inovação.

“Essa chamada vem cobrir uma lacuna gigantesca. Quem trabalha com esses eventos no Brasil tem dificuldade para mobilizar recursos e garantir a continuidade das ações”, apontou.

O presidente do CNPq, Ricardo Galvão, afirmou que a nova industrialização baseada no desenvolvimento científico e tecnológico é uma preocupação fundamental do governo federal: “Para isso, discussões e empreendimentos que permitam estabelecer contatos e colaborações são de importância enorme. Essa iniciativa vai ser muito bem recebida.”