MCTI lança edital da 5ª Mostra Nacional de Feiras de Ciências

Projetos escolhidos vão ser apresentados nas sedes do MCTI, CNPq, Ministério da Educação, Universidade de Brasília e Congresso Nacional.

Foi lançada a seleção de projetos da 5ª Mostra Nacional de Feiras de Ciências 2024, foi lançada, numa iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com o Fórum Nacional de Coordenadores de Feiras e Mostras Científicas, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

A Mostra Nacional de Feiras de Ciências vai ocorrer entre os dias 24 e 26 de setembro, em Brasília, e deverá selecionar cerca de 40 projetos de todos os Estados do país.

O edital vai contemplar projetos científicos desenvolvidos por estudantes da educação básica, sob orientação de seus professores, e abrangem diversas áreas.

Na cerimônia de lançamento do edital, o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda, destacou que as feiras e mostras científicas têm papel fundamental na formação dos estudantes e são uma demonstração das riquezas e potencialidades espalhadas pelo país.

Inácio Arruda defendeu a expansão e o fortalecimento da formação científica como instrumento essencial para o projeto de desenvolvimento do país: “Sem uma educação científica alastrada entre nossas crianças e adolescentes e uma popularização intensa da ciência não se cumpre o papel de ter um país soberano.”

O coordenador da Mostra Nacional de Feiras de Ciências, Thiago Maduro, professor do IFES, ressaltou que a iniciativa faz parte de uma política pública de popularização da ciência, com apoio de outros atores: “É  importante lembrar que essa ação começa sempre no ambiente escolar. As feiras científicas são uma oportunidade de iluminar o talento de jovens cientistas de todo o país.”

Os projetos selecionados para a Mostra deverão ter participado de feiras e mostras científicas de abrangência municipal, estadual ou nacional que tenham recebido apoio dos editais anuais de fomento do MCTI e CNPq.

Os projetos serão apresentados de forma itinerante em setembro deste ano, em Brasília, nas sedes do MCTI, CNPq, Ministério da Educação (MEC), Universidade de Brasília (UnB) e Congresso Nacional.