MEC e Microsoft firmam acordo no Brasil

Acordo de Cooperação Técnica trará fortalecimento da disponibilização das soluções da Microsoft para cerca de 138 mil escolas públicas.

Em solenidade realizada no Palácio do Planalto foi anunciado a celebração do Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério da Educação (MEC) e a Microsoft, para disponibilização gratuita da solução Office 365 Educacional A1 (versão nuvem) para toda a educação pública brasileira, seja para a rede de ensino federal, estadual, distrital ou municipal.

A partir do Acordo firmado, gera-se um compromisso entre o MEC e a Microsoft, de fomento e apoio às redes na consolidação dessas soluções, para as instituições de ensino que desejarem.

Com a medida agora anunciada, cerca de 138 mil escolas públicas e seus mais de 38 milhões de estudantes serão beneficiados.

Ainda no início de maio, o MEC pretende disponibilizar a primeira versão da plataforma a qual contemplará a solução Office 365 Educacional A1, bem como outras soluções de mercado de grandes provedores de tecnologia.

Trata-se da primeira parceria celebrada pelo MEC para consolidação do Ecossistema de Inovação e Soluções Digitais Educacionais, que está sendo conduzida pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação.

O projeto contemplará múltiplas ações e recursos, dando amplo conhecimento às redes, em um modelo de vitrine de oportunidades, contando com parcerias diversas e diferentes regimes e possibilidades de utilização das soluções.

O MEC informa ainda que, além da Microsoft, também estão sendo ajustados e firmados acordos com Google, Amazon, Oracle, Adobe, entre outras empresas de tecnologia.

O projeto conta também com a atuação de parceiros estratégicos do Governo Federal, como Serpro, RNP e Empresas Públicas Estatais, com vistas a ampliar, otimizar e simplificar o processo de oferta de soluções personalizadas, com foco na desburocratização dos processos administrativos e jurídicos pelas redes educacionais.