Microsoft completa 35 anos no Brasil

Seus programas de inclusão e capacitação de profissional já impactaram, desde 2020, cerca de 12,5 milhões de pessoas

O mês de março marca os 35 anos da presença da Microsoft no Brasil, momento para “celebrar e reforçar seu compromisso de apoio ao desenvolvimento do País”, diz a empresa.

A companhia também comemora em 2024 os quatro anos do plano Microsoft Mais Brasil, que possui quatro focos de atuação: apoiar o crescimento econômico inclusivo, proteger os direitos fundamentais, habilitar um futuro sustentável e ampliar a confiança na tecnologia. 

“Estamos orgulhosos em fazer parte das transformações pelas quais o País passou nesses 35 anos. Vislumbramos um cenário cada vez mais promissor e transformador para o Brasil, especialmente com a aceleração da adoção da Inteligência Artificial (IA) e a chegada da IA generativa, tecnologias fundamentais para buscarmos respostas aos desafios mais complexos da nossa sociedade, além de contribuir para o crescimento dos negócios e a aceleração da transformação digital localmente”, diz Tânia Cosentino, presidente da Microsoft Brasil. 

Um exemplo do impacto realizado pela Microsoft no País, são “os inúmeros cursos gratuitos de capacitação e recapacitação profissional em tecnologia”, nos quais são oferecidos desde alfabetização digital até módulos mais avançados de computação em nuvem, Inteligência Artificial, ciência de dados e cibersegurança.

Estas iniciativas já atingiram cerca de 12,5 milhões pessoas e outras 2,8 milhões de pessoas foram impactadas.

Como resultado mais de 245 mil pessoas foram inseridas no mundo do trabalho em até 6 meses após concluírem esses cursos.

Na área da educação, são mais de 6,8 mil professores treinados nas tecnologias Microsoft nesse período. 

Por meio de parcerias com empresas locais, startups e organizações sem fins lucrativos, a Microsoft visa a colaborar para que a sociedade esteja apta para prosperar na era da transformação digital e, para isso, reuniu em um único portal, o Microsoft Conecta+, todas as oportunidades de cursos on-line e gratuitos. 

Outro importante pilar que faz parte do compromisso de longo prazo da Microsoft com o País “é o fomento a inovação e ao empreendedorismo”.

A empresa possui inúmeras iniciativas nessa frente como o Microsoft for Startups Founders Hub, que tem como objetivo remover as barreiras para o sucesso das startups e oferecer recursos gratuitos para apoiar startups e scale-ups.  

A empresa também disponibiliza aos empreendedores o Microsoft Reactor, um centro de aprendizado e compartilhamento técnico, no qual desenvolvedores e profissionais de tecnologia podem se conectar com a comunidade local e desenvolver novas habilidades para impulsionar a inovação em suas organizações.

Esta é uma iniciativa global da companhia, e o Reactor do Brasil está localizado na cidade de São Paulo e oferece atividades no formato híbrido. 

Já o Women Entrepreneurship (WE) é um programa que tem como proposta estimular o empreendedorismo feminino no país.

A primeira grande iniciativa do WE partiu da Microsoft Participações que, em parceria com Sebrae Nacional e M8 Partners, e em associação com a Bertha Capital, estruturou o fundo WE Ventures, que tem como foco o investimento em startups lideradas por mulheres e que estejam no chamado estágio do “vale da morte”. Os aportes vão de R$ 1 milhão a R$ 5 milhões.