Mineração Taboca melhora experiência do usuário

Companhia adere ao RISE with SAP para tornar operações mais seguras e inteligentes

A Mineração Taboca está migrando seu datacenter para a nuvem e adotou a oferta de RISE with SAP para acelerar o seu processo de transformação digital.

A empresa iniciou o processo de migração visando melhorias no desempenho, segurança, resiliência e tempo de resposta em suas operações.

Fundada em 1969, a Mineração Taboca faz parte da Divisão de Mineração do grupo empresarial peruano Breca e é a maior produtora de estanho refinado do Brasil.

A mina de extração – localizada em Pitinga (AM), a 300 km de Manaus – e a unidade de beneficiamento e metalurgia – que recebe o concentrado de cassiterita para a produção de estanho, obtida no Complexo de Pitinga, em Pirapora do Bom Jesus, interior do estado de São Paulo – se comunicavam com o datacenter em Lima, no Peru, onde fica a sede da Divisão de Mineração do grupo.

Com o crescimento da empresa e a necessidade de tornar as operações da indústria de mineração mais inteligentes, ágeis e transparentes, “foi imprescindível repensar a estratégia em busca de modernidade e segurança para a sustentabilidade dos negócios”.

E com a pandemia, os projetos de transformação digital “foram acelerados, e a atualização do ERP estava entre as prioridades”, disse a empresa.

“Estávamos hospedados em um host em Lima, com servidores e infraestrutura que estavam ficando obsoletos. Além de aperfeiçoar as funcionalidades, a principal questão era melhorarmos o desempenho e a qualidade de acesso às ferramentas”, explicou Marcelo Nascimento, gerente de Tecnologia da Informação da Mineração Taboca.

A previsão de finalizar a migração é para agosto deste ano. Na sequência, a mineradora iniciará a nova fase de transformação do SAP ECC para o SAP S/4 HANA, com expectativa de conclusão em janeiro de 2023.

“Entendemos que essa jornada para nuvem por meio do programa Rise with SAP seja mais eficiente e fundamental para aceleração e transformação digital que estamos buscando”, acrescentou Marcelo.