Ministério lança portal do Marco Legal da Ciência Tecnologia e Inovação

O Marco Legal é um conjunto de reformas legais que estabelecem as diretrizes para o desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil.

O MCTI lançou o portal do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, que reúne informações sobre os instrumentos oferecidos para Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs), agências e empresas para fomento e parcerias voltados à inovação.

O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Guila Calheiros, explicou que o Marco Legal engloba um conjunto de dispositivos que vêm desde a emenda à Constituição de 2005, que reconheceu a importância da inovação.

“Esse portal funciona como um instrumento de compartilhamento de conteúdos para o melhor uso do Marco Legal da Inovação. É fundamental o uso do marco por instituições públicas e privadas. Ele contém uma série de instrumentos que facilitam a parceria com a academia, mas que têm sido pouco utilizados”, afirmou.

A página foi feita em uma parceria entre o MCTI, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e o Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec).

O coordenador de Tecnologia da Informação do Ibict, Hugo Valadares, destacou o papel da instituição vinculada ao MCTI em ajudar o governo a disseminar as informações: “Uma das coisas que a gente sempre percebe é que o Brasil precisa criar um ambiente de informação que permita que a inovação possa ser desenvolvida junto com os atores que a gente tem no país.”

Para o presidente do Fortec, Gesil Sampaio, o portal vai ajudar a gerar mais casos de sucesso com uso do Marco Legal: “O Fortec está junto do ministério para que a gente coloque o marco em plena utilização. Temos vários casos de uso dos instrumentos, mas precisamos universalizar e fazer com que todas as instituições possam efetivamente usá-lo.”

O Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação é um conjunto de reformas legais que estabelecem as diretrizes para o desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil.

Ele visa principalmente fortalecer a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação em diversos setores da economia, promovendo a competitividade e o desenvolvimento sustentável do país.