Ministra defende cooperação de longa data Brasil – China

Foi também assinado um Memorando de Entendimento entre a Finep e a prefeitura de Xangai que visa desenvolver e fortalecer a cooperação científica entre ambos os países.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, enalteceu a parceria científica de mais de 40 anos entre Brasil e China e defendeu a cooperação internacional para superação de desafios globais, durante mensagem enviada ao 16º Fórum de Inovação de Pujiang, que ocorreu em Xangai, na China.

O evento teve, neste ano, o Brasil como país homenageado e contou com a participação de uma delegação brasileira.

“Ser o país de honra do Fórum de Pujiang é uma clara sinalização do desejo de aproximação dos ecossistemas de inovação brasileiros e chineses”, afirmou a ministra, em vídeo.

“A cooperação internacional e a diplomacia científica e da inovação são instrumentos relevantes para enfrentar os grandes desafios nacionais e globais. E consideramos a China um parceiro estratégico do Brasil”, completou.

O ministro da Ciência e Tecnologia da China, Wang Zhigang, lembrou que o país formou parcerias científicas e tecnológicas com mais de 160 países e regiões.

Destacou ainda que o ministério chinês busca aprofundar a cooperação entre departamentos governamentais e grupos civis em ciência e tecnologia, ampliar a abertura e o compartilhamento de recursos científicos e tecnológicos e participar na governança internacional da ciência e da tecnologia.

Outro ponto de destaque do Fórum foi a realização do 1° Seminário Brasil-China de Nanotecnologia, durante o qual pesquisadores e governos apresentaram suas principais linhas de pesquisa e buscaram alinhamento mútuo para cooperações futuras.

Durante a viagem oficial, também foi assinado um Memorando de Entendimento entre a Finep e a prefeitura de Xangai. O documento visa desenvolver e fortalecer a cooperação científica entre ambos os países em áreas como agricultura, aeroespacial, nanotecnologia, informação e comunicação, IA, Saúde, e tecnologias verdes, entre outras.