Ministra reforça papel da C&T no desenvolvimento da América Latina e do Caribe

A ministra ressaltou o papel central da ciência e da inovação para o desenvolvimento inclusivo e sustentável.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, defendeu que os países da América Latina e Caribe promovam ações conjuntas em pesquisa e inovação para superar os desafios econômicos, sociais e ambientais.

A ministra participava da solenidade de abertura da Conferência Regional de Educação Superior para a América Latina e o Caribe (CRES+5), em Brasília.

“Precisamos dar novo impulso a programas e projetos regionais para sermos uma potência tecnológica nos próximos 30 anos. Os problemas não reconhecem fronteiras e só serão solucionados por meio de esforços conjuntos”, afirmou Luciana Santos.

Como temas prioritários e cooperação, ela apontou o enfrentamento às mudanças climáticas e à perda da biodiversidade, transição energética, transformação digital e superação da fome, da pobreza e das desigualdades.

Luciana Santos cobrou o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU): “Ainda estamos longe de alcançar os nossos compromissos, na medida em que os avanços tecnológicos empreendidos nos últimos anos não têm levado à redução das desigualdades entre as nações.”

A ministra ressaltou o papel central da ciência e da inovação para o desenvolvimento inclusivo e sustentável. Ela apontou que o Brasil apresenta um sistema robusto de pesquisa e pós-graduação, que possibilitou avanços importantes na formação de recursos humanos e na ampliação da produção científica nacional.